



Tempo de Travessia
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
Fernando Pessoa
ESTUDANTES
DOCENTES
TÉCNICOS
TERCEIRIZADOS
PROPOSTAS PARA A VALORIZAÇÃO ACADÊMICO-ESTUDANTIL
PRÓ-REITORA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-PROAE
-
Promover a realização de seminários de integração sobre as grandes questões nacionais e mundiais (inovação tecnológica, mudanças climáticas, energia, responsabilidade social e cidadania, produção ambientalmente consciente, reciclagem, dentre outras).
-
Identificar as causas de evasão e tomar medidas que limitem essa prática, criando um sistema de monitoramento contínuo da expectativa do aluno em relação ao curso, incluindo acompanhamento dos egressos.
-
Desenvolver os instrumentos e marcos legais que estimulem a mobilidade do aluno de graduação para cursar disciplinas em outras Universidades e Institutos no país e no exterior. Além do estimulo, com disponibilização de recursos, para mobilidade nacional e internacional dos estudantes de graduação.
-
Buscar a consolidação da Política de Assistência Estudantil estabelecida na Resolução nº 84/2014, na forma de garantir a implementação em sua totalidade para que todos os estudantes possam concluir seus cursos.
-
Buscar incessantemente o alinhamento administrativo e político institucional com o Plano Nacional de Assistência Estudantil, regulamentado pelo DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010.
AÇÕES DIVERSAS SOBRE PROPOSTAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
-
Criar o Programa de Apoio Financeiro para o Discente para apresentação de trabalhos, com editais específicos para estudantes de graduação e pós-graduação e para eventos nacionais e internacionais.
-
Construir coletivamente o Estatuto da Moradia Estudantil.
-
Ampliar o número de moradias estudantis.
-
Garantir a participação dos Estudantes dos cursos de licenciatura no Programa de Licenciaturas Internacional (PLI).
(Modelo Extraído de http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional).
-
Instituir uma política Institucional para fortalecer e apoiar as iniciativas dos Diretórios Acadêmicos relacionados às semanas acadêmicas.
-
Apoiar os Colegiados Acadêmicos nos processos de recepção dos calouros.
-
Garantir da implementação da política de internacionalização da universidade para intercâmbio de estudantes com instituições estrangeiras.
-
Desenvolver os instrumentos e marcos legais que estimulem a mobilidade do aluno de graduação para cursar disciplinas em outras Unidades e Universidades, no país e no exterior. Simultaneamente, estimular, com disponibilização de recursos, a mobilidade nacional e internacional dos estudantes de graduação.
-
Avaliar os critérios que são utilizados para distribuição de recursos para assistência estudantil nos diferentes Campi e propor e aplicar formas justas de distribuição dos recursos.
-
Identificar, juntamente com os discentes, os fatores que levam os cursos a terem elevados níveis de evasão.
-
Criar um Programa de Permanência dos estudantes cotistas e com limitações de permanência na UNIVASF para permitir que estes concluam os seus cursos.
PROPOSTAS PARA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICOS
SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS-SGP
-
Capacitação dos servidores em administração pública e legislação.
-
Espaço Virtual de Acolhida e Acompanhamento do Servidor - Espaço virtual que assessora os servidores recém-empossados, com possibilidade de interação e troca de ideias e informações importantes com servidores veteranos. (Modelo extraído de http://www.unipampa.edu.br/).
-
Programa de Atualização Pedagógica (PAP) - Programa destinado exclusivamente aos professores da UNIVASF, o qual prioriza a melhoria do ensino de graduação. Pode ser desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas. (Modelo extraído de http://www.ufrn.br/).
AÇÕES DIVERSAS PROPOSTAS PARA OS SERVIDORES
-
Desenvolver o Programa de Qualidade de Vida dos servidores públicos.
-
Melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho a partir da identificação coletiva das necessidades e mudanças ambientais e estruturais dos diversos setores da universidade.
-
Dar continuidade à realização dos exames periódicos de saúde e ampliar sua oferta.
-
Criar um programa de apoio e incentivo à permanência do servidor na instituição.
-
Realizar o dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal visando a adequação das atividades desenvolvidas.
-
Ampliar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos servidores com a ampliação de sua abrangência.
-
Incentivar a participação de todos os servidores no programa de capacitação e qualificação.
-
Ampliar o apoio à participação de servidores em cursos de pós-graduação, equalizando as oportunidades de qualificação para todos os setores da instituição.
PROPOSTAS PARA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS
-
Articular politicamente o aumento equalizado do contingente do Servidores Terceirizados para os diversos setores da Universidade.
-
Viabilizar cursos de capacitação para os Servidores Terceirizados, levando em consideração suas principais atuações na Universidade.
-
Criar um canal de comunicação com esses servidores, no sentido de adquirir conhecimentos, e encaminhamento de qualquer situação incorreta, inadequada ou inconveniente, visando dirimir e solucionar problemas ou demandas.
-
Desenvolver e buscar parcerias para aplicar um programa de incentivo a escolarização e valorização do ensino voltado para o funcionário terceirizado.