



Tempo de Travessia
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
Fernando Pessoa
PRINCÍPIOS
DIRETRIZES
-
Ética.
-
Legitimidade.
-
Transparência.
-
Gestão Participativa.
-
Legalidade.
-
Imparcialidade.
-
Igualdade.
-
Isonomia.
-
Equilíbrio entre as ações administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão.
-
Busca da Excelência.
-
Gestão por Competência.
-
Profissionalismo.
-
Compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
-
Defesa da autonomia Universitária e respeito às decisões colegiadas.
-
Respeito e Valorização das pessoas e suas potencialidades.
-
Valorizar amplamente e prioritariamente as competências, os saberes e as expertises políticas e administrativas para escolha da equipe gestora da UNIVASF.
-
Alinhar o processo educacional utilizando a responsabilidade social como marco referencial norteador com o objetivo de se obter um desenvolvimento com ética, justiça e sustentabilidade.
-
Amplificar e divulgar saberes, conhecimentos e práticas no campo das ciências, das artes, das culturas e das tecnologias.
-
Promover a educação continuada e formação nas diferentes áreas de conhecimento e atuação, visando a inserção dos egressos no campo profissional e a participação dos mesmos no desenvolvimento da sociedade.
-
Ter como premissa o pensamento crítico-reflexivo nos diversos campos de saberes e práticas com a finalidade de exercitar a excelência acadêmica, mediante o desenvolvimento das artes, valorização cultural e ciências.
-
Promover a pesquisa e extensão universitária, visando a difusão das conquistas, dos avanços, dos benefícios e contínua avaliação sobre as limitações e fragilidades resultantes das ações culturais, artísticas, da pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas na UNIVASF.
-
Trabalhar numa perspectiva de valorização das ações que contribuem para desenvolvimento local, regional, nacional e global, incentivando o estudo sistemático de seus problemas para formar quadros científicos, artísticos e técnicos de acordo com suas necessidades.
-
Incentivar continuamente ações que promovam a equidade social com intuito de combater todas as formas de intolerância e discriminação decorrentes de diferenças, raciais, religiosas, étnicas, sociais de gênero e de orientação sexual.
-
Ter como princípio básico a disseminação da paz, a solidariedade e a aproximação entre nações, povos, culturas e pessoas, mediante cooperações nos âmbitos locais, regionais, nacionais, internacionais de intercâmbio científico, artístico e tecnológico.
